A Torre Eiffel é um dos símbolos franceses mais famosos, localiza-se na cidade de Paris e …

… foi inaugurada no dia 31 de março de 1889, para assinalar a Exposição Mundial que foi organizada no ano do centenário da Revolução Francesa.

(Franquia Mecânica)

Os trabalhos de construção, onde participaram um total de 300 operários, demoraram dois anos e dois meses.

Projetada pelo engenheiro Alexandre Gustave Eiffel (1832 – 1923), começou a ser construída no dia 28 de Janeiro de 1887.

Trata-se de uma estrutura metálica que comporta três plataformas. A primeira fica a 57,63 metros do solo, a segunda a 115,73 metros e a terceira a 276,13 metros. A torre tem uma altura total, incluindo a antena emissora de televisão, de 320 metros.

Em novembro de 2000, foi montada uma nova antena de televisão e rádio que fez a altura total da torre passar para 324 metros. A altura esta que varia 15 centímetros em função da temperatura e quando tem muito vento pode balançar até doze centímetros.

Para subir a torre é preciso vencer 1665 degraus. Até 1929, foi o edifício mais alto do mundo. Nesse ano, perdeu o posto para o prédio da Chryler, localizado em Nova Iorque, que tinha mais sete metros.

A torre pesa cerca de 10100 toneladas e na sua construção foram utilizadas 18000 peças de ferro e 2,5 milhões de rebites. Todas as peças estão fixadas por rebites. Só em tinta há um peso de 40 toneladas.

Os pilares da torre estão assentados em fundações instaladas no subsolo. A Torre Eiffel, também conhecida por “Dama de Ferro”, abriga nos seus três pisos um restaurante, um cinema e ainda um pequeno museu de cera.

(Flâmula)

Cerca de seis milhões de visitantes por ano fazem deste monumento o mais visitado em todo o mundo. No primeiro ano, foram registrados dois milhões de visitantes. No total, já passaram pela torre, ao longo dos anos, qualquer coisa em torno de 200 milhões de turistas.

A torre está equipada com uma série de elevadores instalados para transportar os visitantes. Os originais eram todos hidráulicos. Os elevadores dos pilares Este e Oeste foram substituídos em 1899 e modernizados em 1986.

(Carimbo Comemorativo)

O elevador do pilar sul foi desativado em 1900 e apenas substituído em 1983 por um exclusivo para clientes do restaurante. O elevador do pilar norte foi substituído em 1965 por um elétrico e este posteriormente modernizado, em 1995. O elevador hidráulico central, por sua vez, que não opera no inverno, foi substituído em 1983.

(Flâmula)

Nas fachadas dos quatro pilares da Torre Eiffel, estão inscritos os nomes de 72 cientistas, que Gustave Eiffel fez questão de homenagear. Os seus nomes foram apagados no início do século por ocasião de momento em que a torre foi pintada, mas entre 1986 e 1987 voltaram a ser inscritos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui