A Coreia do Norte incluiu o russo na descrição de seus novos selos, emitidos no início do ano, conforme mostrado por sua autoridade postal em seu website, refletindo o alinhamento crescente do país com a Rússia.
Um aviso de lançamento de selos publicado no site da Korea Stamp Corp., como podemos ver nas reproduções que disponibilizamos aqui no Blog, incluiu imagens e descrições de quatro selos postais lançados em 20 de janeiro, disponíveis em quatro idiomas — coreano, inglês, chinês e russo — juntamente com um formulário de pedido.
Acredita-se que esta seja a primeira vez que o aviso de lançamento de selos da Coreia do Norte inclui o idioma russo. O russo sequer foi incluído no aviso de emissão de selos norte-coreanos comemorando o ano especial de amizade entre Pyongyang e Moscou em 2015.
Esta medida é vista como um reflexo da aceleração da cooperação entre os dois países após a assinatura de um tratado de defesa mútua por seus líderes em junho.
Desde a formação do tratado de Parceria Estratégica Abrangente, a Coreia do Norte enviou milhares de tropas para apoiar a guerra da Rússia contra a Ucrânia e tem fortalecido a cooperação em frentes militares, econômicas e outras.
Além disso, álbuns de selos publicados pela Coreia do Norte no mês de dezembro do ano passado, com os temas da amizade do país com a China e a Rússia, foram designados com os códigos “Ba79” para a versão russa e “Ba80” para a versão chinesa.