Dá-se o nome de ambulante genericamente aos carimbos, agentes ou unidades postais móveis. Em alguns países, as autoridades postais fizeram uso de trens, ônibus ou outros veículos motorizados para a coleta, transporte e, eventualmente, até mesmo, para a triagem da correspondência.
Também se denominam ambulantes as agências postais móveis localizadas nas vias públicas.
Correio Ambulante (service ambulant), por sua vez, é o serviço postal não mais existente, que utilizava-se de uma das estruturas móveis antes elencadas. Sua identificação dava-se pela aplicação de um carimbo postal aplicado pelos agentes ambulantes, sejam eles, fluviais, ferroviários ou marítimos, identificador do serviço.
Entre nós o Correio Ambulante ou Correio Ferroviário foi instituído em 1875 para operar o serviço postal a bordo dos trens da então Estrada de Ferro Dom Pedro II. Nessa ocasião, o serviço foi subordinado à 3ª Secção da Diretoria Geral dos Correios, localizada na Rua 1º de março, no centro do Rio de Janeiro.
Para facilitar o entendimento do serviço e compreender como o mesmo funcionava, vejamos o vídeo reproduzido na sequência, vez que deveras elucidativo e bem didático: