Em tempos de “Lava Jato” e combate a corrupção aqui no Brasil, cabe lembrar que no dia 23 de maio de 1992, meia tonelada de explosivos ceifava a vida do juiz italiano Giovanni Falcone, um símbolo da luta contra a Máfia. Cinquenta e sete dias depois, foi a vez do assassinato do adjunto de Falcone, Paolo Borsellino.
Estes fatos, que já tinham sido objeto de um referência postal dos correios italianos, em 2002 (imagem reproduzida acima), é agora, vinte e cinco anos depois do ocorrido, objeto de uma emissão dos correios de San Marino.
O departamento filatélico daquele pequeno país europeu emitiu no dia 23 de junho último, uma série composta de três selos dedica a luta contra a máfia.

A emissão tem um objetivo certo promover a participação cívica coletiva em contraste com todas as formas de crime organizado, que minam as bases da sociedade, objetivando assim difundir a cultura da legalidade em todos os níveis, além de lembrar as vítimas inocentes da máfia.
Valores: 3 valores de € 0,95 – 1,00 – 2,20 em folhas de 20 selos
Tiragem: 25.000 conjuntos
Impressão: quatro cores em offset, com emprego de amarelo fluorescente (tinta invisível) a cargo de Cartor Security Printing
Picotagem: 13 x 13¼
Dimensões: 40 x 30 mm
Designer: Seymour Chwast