A explosão no porto de Beirute, retratada no selo postal que ilustra nossa postagem, ocorreu no dia 04 de agosto último, em um depósito que armazenava nitrato de amônio, matando aproximadamente 200 pessoas.
A autoridade postal emitente informou que todos os rendimentos provenientes da venda desta emissão serão doados para a Defesa Civil Libanesa, que perdeu nove bombeiros e um paramédico nesta tragédia.
Este triste evento ocorreu as 18:08 horas (horário local) daquele dia com uma explosão menor que arremessou uma nuvem de fumaça acima do fogo e criou luzes que se assemelhavam a fogos de artifício. Em seguida, às 18:08:18 horas ocorreu uma segunda explosão, mais potente, equivalente a um sismo de magnitude 3,3 Richter. Testemunhas disseram que casas distantes dez quilômetros do porto foram danificadas pela explosão. O The Daily Star, um jornal libanês, teve sua sede destruída com partes do telhado caídas, janelas estouradas e móveis danificados. As explosões foram ouvidas em lugares tão distantes quanto Chipre, a 240 quilômetros (150 milhas) de distância.
Início Temática Emissões Postais Correios do Líbano lançam selo com foto da trágica explosão de Beirute