Perto da virada do século XIX para o XX, os correios na cidade de Santos, no Estado de São Paulo, tinham como sede um imponente edifício localizado no Largo do Rosário (hoje Praça Rui Barbosa), …

(Foto publicada no Calendário de 1979 editado pela Prodesan – Progresso e Desenvolvimento de Santos S.A., com o tema Imagens Antigas e Atuais)

… entre as esquinas com as ruas General Câmara (à esquerda) e João Pessoa (antiga Rua do Rosário), à direita.

O prédio é retratado em inúmeras imagens pela sua exuberância, como a que ilustra a chamada desta postagem que data dos anos de 1910, sendo utilizado pelos serviços postais até o ano de 1924.

(Detalhe do canto direito do antigo prédio dos Correio, na esquina da atual Rua João Pessoa – Foto de José Marques Pereira, no Almanaque da Baixada Santista – 1976)

A partir desta data os correios foram transferido para a Praça Mauá, entre as ruas D. Pedro II e Augusto Severo, onde está até os dias de hoje (atual rua Cidade de Toledo, n. 41), tendo sido inaugurado precisamente, este novo edifício, em 30 de novembro.

(Prédio da Rua Cidade de Toledo, inaugurado em 1924)

Segundo lemos no site novomilenio:

“O prédio de quatro pavimentos conta com três portas em arco, na fachada principal. Elas são protegidas por grades em que o ferro fundido imita folhas e grãos de café, trabalho repetido na proteção das vidraças do térreo. No primeiro e segundo andares, colunas jônicas erguem-se entre as janelas.”

(Foto publicada na rede social Facebook pelo cartofilista e despachante aduaneiro Laire José Giraud em 20/12/2014)

Segue dizendo:

“Ainda no corpo central, as janelas do segundo pavimento possuem guarda-corpos com balaústres, presentes também na platibanda, onde se destacam as Armas da República, comuns nos edifícios públicos. A extremidade esquerda do prédio termina de forma circular, acompanhando a cúpula que arremata o telhado. Balaústres nas sacadas ali se repetem, ao lado de festões que se prolongam no peitoril de quase todas as janelas do edifício.
Internamente, a necessidade de espaço – que há muito abolira a residência funcional do diretor da agência, localizada no último andar – fez com que a reforma de 1988 priorizasse o aspecto prático. O teto do saguão, que conserva ornamentação dourada, bem como os balaústres de ferro forjado das escadas são exceção.
Curiosa é a escada de serviço que conduz ao telhado. Utilizando sistema inventado por Santos Dumont para sua casa em Petrópolis, tem degraus específicos para o pé direito e o esquerdo.” (http://www.novomilenio.inf.br/santos/h0215b.htm)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui