Início Temática Emissões Postais Croácia-2023: Ilha de Lokrum

Croácia-2023: Ilha de Lokrum

0
746

Lokrum é a ilha verde de Dubrovnik, um grande parque natural aninhado nas ondas do mar a algumas centenas de metros da Ragusa de Dalmácia. Também conhecida como a ilha do amor é uma das mais românticas de todas as ilhas da Croácia. Desabitada e sem hotéis é povoada por pavões e coelhos que perambulam imperturbáveis. Como o nome sugere (do latino acrumen, citrino) Lokrum, ou Lacroma, esteve sempre ligada à tradição de plantas exóticas.
O primeiro registro escrito da ilha remonta a 1023 e está ligado, precisamente, à fundação da abadia beneditina. Algum tempo depois, em 1192, Ricardo, Coração de Leão, teria desembarcado na costa da ilha depois de ter naufragado ao retornar das Cruzadas. Durante longos séculos, o mosteiro de Lokrum foi ocupado pelos beneditinos dedicados à oração e ao cultivo de plantas oficinais e exóticas. Forçados mais tarde a abandonar o local, os religiosos se vingaram (segundo a lenda) borrifando cera nas fronteiras da ilha e amaldiçoando-a. Com a dissolução da ordem e a ocupação napoleônica, até os últimos monges foram forçados a sair.

Em meados do século XIX, o arquiduque Maximiliano de Habsburgo tomou posse de Lokrum e decidiu transformar o que restava do mosteiro em uma residência de verão. A luxuosa residência, uma mistura de elementos arquitetônicos românicos, góticos e renascentistas, foi completada com um exuberante Jardim Botânico enriquecido com uma variedade de plantas exóticas importadas principalmente da Austrália e da América do Sul: a coleção de eucaliptos e de cactos suculentos é de particular interesse. Em 1964, a ilha de Lokrum foi declarada Reserva Natural e, em 1976, reserva especial de vegetação florestal: em suma, ela é um grande parque natural estendido aproximadamente por uma área de um quilômetro quadrado, coberto de oleandros, agaves, murtas e outras essências mediterrâneas, harmoniosamente entrelaçadas com plantas raras.
Para divulgar este destino turístico o Hrvatska Pošta lançou, em 12 de junho passado, a série composta de dois selos, que ilustra a presente postagem. Em um destes selos temos uma visão da ilha em sua totalidade, enquanto o outro destaca os jardins relacionados à casa de verão de Maximiliano da Áustria.

Os mesmos foram criados pela designer Ariana Noršić, sendo comercializados em mini folhas com 10 exemplares.

(Envelope de Primeiro Dia – FDC)

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

TRADUZIR »