Moreška é uma tradicional dança de espadas que se originou na ilha de Korčula, na Croácia. É uma forma de teatro de rua que representa um duelo entre dois grupos de guerreiros:
✅ os “Korčula” (representando o exército mouro) e
✅ os “Brač” (representando o exército cristão).

Na trama o monarca líder do primeiro grupo sequestrou a noiva do segundo, mas acabará sendo derrotado.
A dança é acompanhada por música e os dançarinos trajando vestimentas de época usam espadas para simular um combate.
A Moreška é uma tradição antiga que remonta ao século XVII e é realizada durante festivais e eventos culturais em Korčula. A dança é uma forma de preservar a história e a cultura da ilha, bem como de entreter os moradores e turistas.
No passado, esse espetáculo era realizado em várias cidades do Mediterrâneo europeu; principalmente ao longo da costa leste do Mar Adriático, mas sobreviveu apenas na referida ilha, consoante explica a diretora do Museu local, Marija Hajdić, no edital da emissão. Em 2007, foi declarado Patrimônio Cultural Imaterial do país.

(Carimbo Comemorativo)

Este festival, que ocorre em 29 de julho, durante a festa do co-padroeiro São Teodoro, foi escolhido pelo operador postal da Croácia, o Hrvatska pošta, para compor a emissão Euromed, com lançamento realizado em 10 de julho.

(Envelope de Primeiro Dia – FDC)

O mesmo tem valor facial de 1,99 euros e apresenta fotos de Mario Romulić e Dražen Stojčić, posteriormente adaptadas por Dean Roksandić.

Et.: Este festival foi retratado, também, no selo, emitido em 1997, pela antiga Iugoslávia, acima reproduzido.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui