O Hrvatska pošta lançou no dia 24 de janeiro o primeiro selo comemorativo deste ano em homenagem ao 100º aniversário do Orquestra Sinfônica de Dubrovnik. O selo apresenta uma fotografia do primeiro concerto e o logotipo comemorativo do centenário. O design foi criado por Orsat Franković. O valor facial do selo está indicado pela letra “A”, correspondente à tarifa de envio para cartas de até 50 g no tráfego interno e para cartões-postais no mesmo contexto. O selo foi emitido em uma tiragem de 25.000 exemplares e organizado em folhas de 20 unidades.

A emissão é acompanhada por um envelope especial do primeiro dia (FDC).
O edital informativo que acompanha o selo foi escrito por Denis Ajduković, músico acadêmico, e Renata Roman Dobroslavić, mestre em relações públicas.
Dubrovnik é a única cidade desta parte da Europa, e uma das poucas no mundo, que mantém uma tradição ininterrupta de apresentações orquestrais por mais de sete séculos. A Orquestra Sinfônica de Dubrovnik continua uma longa tradição musical que já existia no período da República de Dubrovnik (1358–1808). O primeiro concerto sinfônico da Filarmônica de Dubrovnik foi realizado em 13 de abril de 1925. Posteriormente, a orquestra atuou como Orquestra Municipal de Dubrovnik, realizando extensas turnês pelos Estados Unidos e Canadá na década de 1970 (mais de 120 concertos). Na década de 1980, passou a atuar como Orquestra do Festival.
Em 1992, adotou o nome atual. Hoje, é uma parte essencial do patrimônio cultural da Croácia, apresentando-se regularmente no Palácio do Reitor e em igrejas, além de se apresentar em importantes salas de concerto ao redor do mundo. Foi premiada com a prestigiada honraria “Milka Trnina” por suas conquistas artísticas excepcionais, com o Prêmio da Cidade de Dubrovnik e com o Prêmio por sua contribuição à reputação e promoção do condado de Dubrovnik-Neretva nacional e internacionalmente, além do Prêmio Orlando Grand Prix nos Jogos de Verão de Dubrovnik, concedido pela HRT.
Vale destacar o papel ativo da DSO durante a Guerra da Independência da Croácia. Como uma instituição cultural, organiza diversos festivais durante a temporada de concertos, preserva o patrimônio musical e promove compositores croatas tanto em Dubrovnik quanto no exterior, dedicando especial atenção à educação e ao desenvolvimento de jovens músicos.
O centenário do trabalho cultural do DSO é uma excelente oportunidade para relembrar as pessoas que contribuíram para o desenvolvimento da orquestra, bem como para uma celebração digna deste centenário. Durante o ano comemorativo, o público pode esperar o “Ciclo Estrelado” com solistas e maestros renomados, um concerto no dia exato do 100º aniversário, uma programação rica ao longo do ano, uma celebração musical em Zagreb e turnês internacionais.
A identidade visual do centenário combina o número 100 com a identidade já existente da orquestra, na qual a letra “D”, símbolo reconhecível e inicial de Dubrovnik, transforma-se em uma onda sonora, simbolizando a música que alcança o público. O código de cores deste ano posiciona o Orquestra Sinfônica de Dubrovnik em um contexto contemporâneo, afastando-o das percepções tradicionais de uma orquestra.