Com lançamento ocorrido no dia 07 de novembro do ano passado, os CorreosChile, a operadora postal local, homenageou o 100.º aniversário do estabelecimento do sistema de seguridade social no país sul-americano.
O referido selo, com tiragem de 15.000 exemplares, que ilustra a chamada desta postagem, tem valor facial de 500 pesos, destinando-se ao franqueamento de uma carta prioritária doméstica com peso de até 50 gramas.
A vinheta da emissão tem uma estrela como pano de fundo e ilustrações de diversos trabalhadores chilenos. No canto inferior esquerdo, aparecem trabalhadores rurais, e, à direita, uma mulher da construção civil em frente a um grande veículo de grande porte.
No entanto, o destaque do selo é o casal de idosos presente no centro. Não é comum vermos alguém que conhecemos pessoalmente, mormente os progenitores, em um selo postal. Mas essa foi a recente experiência do colecionador e expositor filatélico Carlos Vergara.

Segundo Vergara, ele foi procurado por Mauricio Navarro, um amigo e designer de selos do CorreosChile. Navarro buscava uma imagem de referência de um casal de idosos, já falecidos, para parte de um novo projeto e viu uma foto que Vergara havia tirado de seus pais e postado nas redes sociais. Como filatelista, Vergara ficou muito feliz em autorizar o uso da imagem.
Segundo disse o filatelista chileno:
“Estou orgulhoso, honrado e profundamente emocionado por ter a foto dos meus pais usada como modelo para parte deste selo postal chileno e do envelope de primeiro dia emitidos hoje [7 de novembro], em comemoração ao centenário do estabelecimento do sistema de Seguridade Social no Chile.”