O Homotherium é um gênero extinto de felinos machairodontineos, popularmente conhecidos como dentes de sabre ou incorretamente tigres dentes-de-sabre, …
… que habitou as Américas, Eurásia e África durante Plioceno e Pleistoceno (entre 4 milhões e 12.000 anos atrás), existente por aproximadamente 4 milhões de anos.
Os tigres-dentes-de-sabre tinham tamanho e formato parecidos com os dos felinos atuais. O Smilodon talvez seja o tipo mais conhecido. Ele tinha corpo um pouco mais curto que o dos leões, porém era mais robusto.
Suas pernas eram curtas, mas as patas eram enormes. As garras eram longas e muito afiadas. O Smilodon tinha cauda mais curta que a de outros tigres-dentes-de-sabre. Sua cauda era semelhante à do atual lince-vermelho. Como restaram apenas os ossos desses animais, os cientistas não sabem exatamente como era a pelagem deles.
O Smilodon tinha músculos muito fortes no pescoço e nos ombros. Isso o ajudava a cravar seus dentes caninos superiores no corpo das presas. Os caninos chegavam a ter 20 centímetros de comprimento.
Suas bordas serradas conseguiam rasgar a carne das vítimas. As potentes mandíbulas do Smilodon, quando abertas, formavam um ângulo de 90° ou mais. Assim, os caninos ficavam livres para agir. Os dentes molares, na parte de trás da boca, eram lâminas afiadas que serviam mais para cortar do que para mastigar.