O Dia da Língua Portuguesa é comemorado no dia 10 de junho, dia em que a morte de Luiz Vaz de Camões é lembrada. Autor de obras memoráveis como “Os Lusíadas”, Luis de Camões é considerado um dos maiores poetas da história lusitana.
A língua portuguesa é nosso patrimônio comum, além de ser a matéria-prima para nossa literatura e poesia, por isso a importância da comemoração da data.
Vale lembrar, que o idioma tem sua origem no latim vulgar – o latim falado, que os romanos introduziram na Lusitânia, região situada ao sudoeste da Península Ibérica, a partir de 218 a.C.
O idioma Português surgiu, mais precisamente, a partir do latim falado no noroeste da Península Ibérica em torno do século VI, a esta hora ainda pouco diferenciada da Galiza, tendo expandido na península a oeste em direção ao sul. Sua tessitura contém contribuições de outras línguas. Embora os primeiros vestígios da língua escrita são datados, tanto para trás como o século XII, foi D. Dinis que aprovou o seu uso, a partir de 1297, nos documentos oficiais.
Figurando entre os mais antigos documentos escritos em Português é a última vontade do rei Afonso II, elaborado em 27 de Junho de 1214.
Atualmente, segundo dados da ONU, pelo menos 235 milhões de pessoas têm o português como primeira língua, em oito países (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe e, ainda, Timor-Leste após sua independência) que vão das Américas à Ásia. Mais de 80% desses falantes são brasileiros.

A língua portuguesa é a quinta língua mais falada do planeta e a terceira mais falada entre as línguas ocidentais, ficando atrás somente do inglês e do espanhol.
Anexo a esta postagem o Edital ECT 014/2012 – Emissão Conjunta Brasil-Portugal: A Força da Língua Portuguesa – Fernando Pessoa e Cruz e Sousa:
OBS.: A língua portuguesa é celebrada em mais duas datas durante o ano: 05 de maio e 05 de novembro.
(Postagem atualizada: 05/V/2020)