O Dia Internacional da Cruz Vermelha (International Red Cross Day / Journée internationale de la Croix-Rouge) é celebrado anualmente em 08 de maio.
Nesta data a solidariedade e a ajuda humanitária são as grandes homenageadas, pois são duas das características mais marcantes da Cruz Vermelha.
Esta dia internacional é comemorado nesta data em homenagem ao nascimento do fundador desta organização humanitária, Henry Dunant, que ocorreu em 08 de maio de 1828, em Genebra, na Suíça.
De acordo com Dunant, a ideia de criar a Cruz Vermelha surgiu depois da difícil experiência que teve nos campos de batalha na Itália, onde ajudou inúmeros soldados feridos.

Criada em 1863, a Cruz Vermelha Internacional está atualmente presente em cerca de 190 países e reúne o impressionante número de aproximadamente 97 milhões de voluntários ao redor de todo o planeta.
Como resposta a sua colaboração à humanidade, Henry Dunant recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 1901.
Os fundamentos básicos da Cruz Vermelha são:
– Humanidade
– Imparcialidade
– Neutralidade
– Independência
– Voluntariado
– Unidade
– Universalidade
Os voluntários da Cruz Vermelha devem executar as suas funções tendo como base estes sete princípios básicos deste movimento humanitário.
OBS.: Apresentemos aqui no Blog duas coleções versando sobre o tema Cruz Vermelha: “La Historia de una Idea: Henry Dunant” do panamenho Edward Daniel Vianna Burguéz e “Un limite alle atrocità e sofferenze umane” do italiano Ernesto La Greca.