O Dia do Trabalho é comemorado anualmente em 1º de maio.

No Brasil e em vários países do mundo é um feriado nacional, dedicado a festas, manifestações, passeatas, exposições e eventos reivindicatórios por parte dos trabalhadores.

A história do dia do trabalho remonta-se ao ano de 1886 na industrializada cidade de Chicago, nos Estados Unidos da América. No dia 1º de maio deste ano, milhares de trabalhadores foram às ruas reivindicar melhores condições de trabalho, entre elas, a redução da jornada de trabalho de treze para oito horas diárias. Neste mesmo dia ocorreu nos Estados Unidos uma grande greve geral dos trabalhadores.

Dois dias após os acontecimentos, um conflito envolvendo policiais e trabalhadores provocou a morte de alguns manifestantes. Este fato gerou revolta nos trabalhadores, provocando outros enfrentamentos com policiais.

(Erro de picotagem)

No dia 4 de maio, num conflito de rua, manifestantes atiraram uma bomba nos policiais, provocando a morte de sete deles. Foi o estopim para que a força policial começasse a atirar contra os manifestantes.

O resultado foi a morte de doze manifestantes e dezenas de pessoas feridas. Estes acontecimentos passaram a ser conhecidos como a Revolta de Haymarket.

Três anos mais tarde, em 20 de Junho de 1889, a segunda Internacional Socialista reunida em Paris decidiu por proposta de Raymond Lavigne convocar anualmente uma manifestação com o objectivo de lutar pelas 8 horas de trabalho diário.

(Carimbo Comemorativo)

A data escolhida foi o dia 1º de Maio, como homenagem às lutas sindicais de Chicago.

(Erro de picotagem)

Em 1º de maio de 1891 uma manifestação no norte de França é dispersada pela polícia de forma violenta resultando na morte de dez manifestantes.

Esse novo fato serve para reforçar o dia como um dia de luta dos trabalhadores e meses depois a Internacional Socialista de Bruxelas proclama esse dia como dia internacional de reivindicação de condições laborais.

Em 23 de abril de 1919 o senado francês ratifica a jornada de 8 horas e proclama o dia 1º de maio desse ano como feriado.

(Carimbo Comemorativo)

Em 1920 a Rússia adota o 1º de maio como feriado nacional, e este exemplo é seguido por muitos outros países, principalmente nos países comunistas.

(Inteiro Postal)

Aqui no Brasil existem relatos de que a data é comemorada desde o ano de 1895. Porém, foi somente em setembro de 1925 que a comemoração tornou-se oficial, mediante um decreto do então presidente Artur Bernardes.

(Postagem atualizada em 20/V/2024)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui