O Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil (World Day Against Child Labour / Journée mondiale contre le travail des enfants) é celebrado anualmente em 12 de junho.
O objetivo primordial desta significativa data é alertar a comunidade em mundial geral, bem como, os governos sobre a realidade do trabalho infantil, uma prática que se mantém corriqueira em diversas regiões do mundo.
Esta data foi criada por iniciativa da Organização Internacional do Trabalho, uma agência vinculada à Organização das Nações Unidas (ONU), em 2002.
Centenas de milhões de crianças estão trabalhando durante a infância, e não usufruindo de seus direitos à educação, saúde e lazer.
No Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil se relembra que esses direitos estão sendo negligenciados em muitos países.
A principal arma contra o trabalho infantil é a intensa sensibilização da sociedade civil contra a exploração das crianças e adolescentes, que constitui uma grave violação aos direitos humanos fundamentais.

De acordo com dados da UNICEF, estima-se que aproximadamente 168 milhões de crianças sejam vítimas de trabalho infantil em todo o mundo.
Segundo a Organização Internacional do Trabalho, cerca de 20 em cada 100 crianças começam a trabalhar a partir dos 15 anos.
No Brasil, por sua vez, calcula-se que três milhões de crianças infelizmente trabalhem nas mais diversas atividades como venda de produto em semáforos, serviços domésticos e no campo.
Dados do IBGE de 2015 revelam que 80 mil crianças de 5 a 9 anos trabalhavam no país, uma estatística sem dúvida alarmante.
Brincar, estudar, viver!
Trabalhar, só quando crescer!