EL MINISTRO Y YO (O Ministro e eu) é um divertido filme mexicano, lançado em 1975, com duração de 110 minutos, que tem Mario Moreno Cantinflas, um verdadeiro ícone do cinema, homenageado em diversos selos postais, no elenco.
Segundo o enredo Mateo Melgarejo, interpretado por Cantinflas, é um apaixonado pela filatelia, que ganha a vida escrevendo cartas em nome de pessoas residentes em uma pequena cidade, que não sabem ler nem escrever.
Um dia para resolver o problema burocrático de um amigo, escreve para o gabinete de um poderoso ministro e é chamado para uma audiência. Neste encontro casual, descobre que o ministro (Miguel Manzano) compartilha do mesmo hobby que o seu e que é igualmente colecionar de selos.
Assim, de pronto, nasce uma amizade entre eles o que leva o ministro a empregar Cantinflas em seu escritório. Os burocratas ao seu redor, pensando que ele é um infiltrado, que está vigiando a eficiência laboral da equipe, começam a funcionar as mil maravilhas. Mateo, aproveita esta ocasião, para revolucionar o ministério. Em resumo, trata-se de uma filme, que de uma forma bem humorada, típica de Cantinflas, expõe as falhas da burocracia mexicana.