Georg Bauer nasceu em 24 de março de 1494 na localidade de Clauchau, Alemanha. Segundo o costume da época, latinizou o nome. Estudou filologia em Leipzig, Bolonha e Pádua e, mais tarde, medicina em Ferrara. Foi médico em Joachimsthal, Chemnitz e outros centros mineiros do império alemão, onde elaborou teorias sobre mineralogia e metalurgia.

Os textos por ele produzidos versam sobre medicina, química, matemática e história, porém os mais conhecidos são os que têm por objeto a análise da composição dos minerais e questões de mineralogia e metalurgia. Cabe destacar no conjunto de sua obra os seis livros intitulados “De re metallica” (Sobre os metais), publicados postumamente em 1556, que constituem o primeiro manual conhecido de tecnologia dos minerais. Outro de seus textos fundamentais foi “De natura fossilium” (Sobre a natureza dos fósseis), que classifica os minerais quanto a suas propriedades e relaciona os diferentes tipos de rochas.

(Carimbo Comemorativo)

A principal contribuição para a geologia dada por Agrícola foi a rigorosa interpretação científica dos dados por ele compilados, procedimento que contrastava com as teorias dos alquimistas, ainda vigentes à época.

Georgius Agrícola faleceu em Chemnitz, em 21 de novembro de 1555.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui