Jean Désiré Gustave Courbet foi um importante pintor francês do século XIX, considerado um dos principais representantes do Realismo nas artes plásticas. Além da pintura, dedicou-se ao ativismo político, defendendo ideias democráticas, republicanas e socialistas.

Gustave Courbet nasceu numa rica família de fazendeiros, em 10 de junho de 1819, na cidade de Ornans, na França.

(Prova)

Embora sua família desejasse que ele fosse para a área do Direito, Courbet foi estudar artes em Paris em 1839. Mesmo assim, contou com a ajuda familiar no começo de sua vida artística.

Suas ideias e ações deram a ele uma fama de revolucionário e socialista, o que acabou por prejudicar sua carreira artística, principalmente nos meios mais tradicionais do mundo das artes.

(Flâmula)

Rejeitou estudar artes em escolas acadêmicas, preferindo as independentes.
Exibiu algumas pinturas, em 1855, no Palácio de Artes da Exposição Universal de Paris. Porém, não foi muito bem recebido pela crítica tradicional, que considerou suas obras revolucionárias.
Em 1870, foi eleito presidente da Federação dos Artistas da França.

(Máximo Postal)

Em 1871, esteve envolvido na Comuna de Paris, chegando a participar de seu breve governo. Logo após, foi preso e recebeu várias multas pela participação no movimento revolucionário socialista.

(Carimbo Comemorativo)

Para escapar das elevadas multas do governo, fugiu para a Suíça, onde foi morar numa velha estalagem na zona rural. Viveu ai até seus últimos dias de forma pobre e quase anônima, em La-Tour-de-Peliz (Suíça) em 31 de dezembro de 1877.

OBS.: O Correio Francês se recusa emitir um selo personalizado dedicado a “A Origem do Mundo” de Courbet

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui