Alexander Nikolayevich Scriabin (Александр Николаевич Скрябин), nascido em 06 de janeiro de 1872, na cidade de Moscou, foi um compositor e pianista russo, filho de uma pianista-concertista, que o deixou órfão com 1 ano de idade. Foi criado pela avó e uma tia. Desde cedo ficou aos cuidados musicais de Nikolay Zverev, que foi também professor de Rachmaninov. Inscrito no Conservatório, foi aluno de Taneyev e Arensky, e logo passou a dar recitais e concertos.
Sua obra é dividida em 3 fases:
✅ a primeira é bastante pianística e tem em Chopin e Liszt a maior influência, até 1900.
✅ segunda fase foi marcada pela influência de Wagner e vai até 1907, com o Poema sinfônico “Poema do êxtase”. A
✅ terceira fase, a partir de 1908, vai ser marcada por um certo fanatismo espiritual, obras atonais, busca do sublime musical através de símbolos aplicáveis nas partituras.
Pouco antes de morrer, em 27 de abril de 1915, planejou o evento artístico “Misterium”, que seria um trabalho envolvendo todas as artes para ser apresentado no Himalaia; tal mega-concerto daria início ao Armagedon, uma “grandiosa síntese religiosa de todas as artes que faria nascer um novo mundo”.
(Máximo Postal)
Ele hoje é considerado uma das figuras mais importantes da escola russa de composição do inicio do período moderno, tendo influenciado outros compositores como Sergei Prokofiev e Igor Stravinsky.
A Grande Enciclopédia Soviética diz de Scriabin:
“Nenhum compositor foi mais desprezado e ao mesmo tempo mais agraciado por amor…”.