François-Maurice-Marie Mitterrand nasceu, em Jarnac, no dia 26 de outubro de 1916.
Estudou direito e letras na Universidade de Paris. Durante a II Guerra Mundial, participou da Resistência Francesa, movimento de oposição ao nazismo.

Começou a carreira política como deputado, de 1946 a 1958, e no ano seguinte elegeu-se senador.
Em 1965, como candidato único dos partidos de esquerda, obteve 44,8% dos votos no segundo turno das eleições presidenciais, sendo entretanto vencido por Charles de Gaulle.

Tornou-se secretário do Partido Socialista em 1971. Um ano depois, ao disputar novamente a Presidência, foi derrotado por Valéry Giscard d”Estaing, a quem bateu nas eleições de 1981. Tornou-se, então, o primeiro socialista a chegar à Presidência da França.

Destacou-se por tomar medidas estatizantes e por fazer reformas sociais, mas, em consequência da crise econômica mundial, não conseguiu reduzir o desemprego.

Combateu a inflação e priorizou a integração com a Comunidade Econômica Europeia, que daria origem à União Europeia.

Dois anos depois, os conservadores venceram as eleições legislativas, o que obrigou Mitterrand a governar com o gaullista Jacques Chirac como primeiro-ministro.
Em 1988 foi eleito para um segundo mandato, marcado pela mudança de três primeiros-ministros e pelo crescimento da extrema direita.

Já no fim da vida, revelou ter mantido uma amante, com quem teve uma filha.

Faleceu de câncer, em Paris, no dia 08 de janeiro de 1996.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui