A Organização Internacional do Trabalho (inglês International Labour Organization – ILO) foi criada em 11 de abril de 1919 com o Tratado de Versalhes, no fim da Primeira Guerra Mundial (1914-1918).
Entendia-se que o trabalho era parte integrante da dignidade humana e essencial para garantir a paz mundial.

No entanto, devido as transformações trazidas com a Revolução Industrial era preciso estabelecer o mínimo de condições dignas para todas as atividades.
Assim, a OIT passou a pesquisar e a analisar este universo e escrever informes sobre o trabalho escravo, infantil, exploração, etc.
Por meio de convênios e reuniões, a OIT tornou-se um fórum onde trabalhadores, empregadores e governos podem sentar e discutir propostas que tragam benefícios para a sociedade como um todo.
A OIT passou automaticamente a formar parte da ONU quando esta foi criada em 1946.
A sede da agência fica em Genebra e seus idiomas oficiais são inglês, francês e espanhol.
A OIT é dirigida por um Conselho de Administração responsável pela elaboração e controle de execução de políticas e programas da organização internacional do trabalho.

A OIT realiza anualmente (todo mês de junho) a Conferência Internacional do Trabalho que funciona como uma Assembleia Geral.
Cada Estado-membro tem direito a enviar quatro delegados à Conferência, acompanhados por conselheiros técnicos: dois representantes do governo, um dos trabalhadores e um dos empregadores, todos com direito a voto independente.
Nestas conferências internacionais é que se originam as convenções, recomendações e resoluções que tratam das relações do trabalho.
Dentre suas várias atribuições, a OIT tem uma atuação importante no cenário internacional do qual vale ressaltar os seguintes aspectos:

★ Atuação política: visando assegurar bases sólidas para a paz mundial;
★ Atuação econômica: visando garantir a concorrência mundial;
★ Atuação humanitária: denunciar os abusos e irregularidades relativas às condições de trabalho, sempre no intuito de diminuir as injustiças.
(Postagem atualizada em 26/10/2019)