Antonio Gramsci foi um filósofo marxista, jornalista, crítico literário e político italiano, nascido em Ales, no dia 22 de janeiro de 1891.

(Carimbo Comemorativo)

Na esfera política aderiu ao Partido Socialista em 1913. Em 1919 rompeu com este mesmo partido, quando formou um grupo a partir de sua ala esquerda, na órbita do diário Ordine Nuovo.

(Carimbo Comemorativo)

Organizou o movimento dos conselhos de fábrica de Turim, o embrião do futuro Partido Comunista Italiano (PCI), de que foi cofundador, em 1921.

(Carimbo Comemorativo)

Em 1920, dirigiu a grande greve geral de Turim e em 1924 fundou o diário L’Unità, órgão central do PCI. Secretário-geral do partido e parlamentar desde 1924, em 1926 foi preso e condenado a 20 anos de prisão por um tribunal “especial” fascista. Morreu no hospital, em 27 de abril de 1937, em consequência de sua estada na prisão.

(Carimbo Comemorativo)

Seus numerosos escritos, redigidos em grande parte quando estava preso e editados postumamente (Cadernos do Cárcere, seis volumes, 1947), influenciaram profundamente, com os de outro grande teórico comunista, Palmiro Togliatti, o ideário marxista.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui