O escritor John Ernst Steinbeck Jr. nasceu no dia 27 de fevereiro de 1902, em Salinas, no estado da Califórnia.
Decidiu ser escritor aos 14 anos, frequentemente trancando-se em seu quarto para escrever poemas e estórias. Em 1919, se matriculou na Universidade de Stanford, uma decisão feita para agradar exclusivamente seus pais. Em 1925 abandonou os estudos de vez, deixando a universidade sem um diploma.

Depois de Stanford, Steinback decidiu tentar a vida como escritor freelance. Mudou-se para Nova York por um tempo, onde trabalhou como operário e repórter de um jornal, mas logo voltou à Califórnia, onde passou a trabalhar como zelador em Lake Tahoe.
Em 1935, depois de alguns de seus livros terem sido publicados e recebido críticas medíocres, John alcançou a fama com o romance “Boêmios Errantes”, de 1935, uma comédia sobre a vida na região de Monterey. Suas próximas obras, “Luta Incerta”, “Ratos e Homens” e “O Vale Sem Fim” tinham um tom mais sério.

O livro “As Vinhas da Ira” (1939), que conta a história de uma família de Oklahoma e sua luta para sobreviver na Califórnia durante a Grande Depressão, é considerado sua melhor obra. O livro captura a angústia da nação no período. No auge de sua popularidade, a obra vendeu 10,000 cópias por semana, e rendeu à Steinbeck um Prêmio Pulitzer, em 1940.

Em 1962, o autor foi laureado com o Prêmio Nobel de Literatura, por sua “escrita realística e imaginativa, que combina humor empático e uma grande percepção social”.
John Steinbeck morreu de uma doença cardíaca no dia 20 de dezembro de 1968, em sua residência, em Nova York.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui