O Maori (te reo Mãori) é um idioma austronésio, falado pelo povo maori, nativo da Nova Zelândia. Idioma oficial desde 1987, até metade do século XIX era a língua predominante nesse país. Entretanto, de acordo com um estudo de 2001 sobre a vitalidade da língua, citado pela Wikipedia, o número de indivíduos muito fluentes era de apenas 30, ou seja, 9% da população maori. O censo de 2006, a seu turno, revela que apenas cerca de 4% da população neozelandesa (23.7% dos maori) consegue manter uma conversa quotidiana usando o idioma.
Para alterar esta triste estatística as organizações nacionais estão apostando sua fichas na recuperação da língua ancestral junto a população em geral, principalmente no meio estudantil e nos organismos oficiais.
Segundo o New Zealand Post, mais de 300 mil jovens estão estudando atualmente o te reo Māori na escola, e 10 mil estão estudando em nível terciário. Te reo Māori está sendo portanto revitalizado e a linguagem está crescendo para atender as necessidades da comunicação no mundo moderno, em constante evolução.
É este o tema de uma emissão filatélica dos Correios da Nova Zelândia, posta em circulação no dia 6 de setembro deste ano.
Esta emissão filatélica é composta por dez selos e muitas ilustrações, onde verifica-se verbetes nas duas línguas oficiais do país, o inglês e o Mãori, tanto referenciando novas tecnologias, como palavras mais habituais do dia a dia.
Trata-se de um trabalho artístico do designer David Hakaraia, e da ilustradora Elisabeth Vüllings. A impressão ficou a cargo de Southern Colour Print. Foram editados dois envelopes de primeiro dia (FDC), um para a parte de cima do bloco, referente às novas tecnologias, e outro para as palavras do dia a dia. Interessante iniciativa postal!
![]() |
![]() |