No dia 07 de julho último os Correios de Portugal lançaram a série de selos postais que ilustra esta matéria para homenagear os Arcebispos de Braga. Trata-se de seis selos com o valor facial de 0,50 € cada e uma tiragem de 125000 exemplares (cada) retratando: São Martinho de Dume, São Frutuoso, São Geraldo, D. Freire Bartolomeu dos Mártires, D. Rodrigo de Moura Teles e D. Jorge Ferreira da Costa Ortiga (Arcebispo Primaz que celebra este ano Bodas de Ouro Sacerdotais). Além dos selos integra a emissão um bloco filatélico com o valor de 1,40 € e uma tiragem de 40000 exemplares. Todos os selos representam os retratos dos homenageados, em pinturas em óleo sobre tela, da coleção “Galeria dos Arcebispos” devidamente fotografadas para a emissão por Manuel Pitães. O design dos selos, por sua vez, ficou a cargo do Atelier Design&etc (Hélder Soares).
Ocorre que o CTT cometeu alguns equívocos na identificação dos homenageados. As imagens dos selos que foram dedicados a São Frutuoso e a São Martinho de Dume estão trocadas! Um filatelista chamou a atenção para o erro, nas redes sociais da empresa lusitana e a resposta oficial foi a seguinte:

“Por lapso as legendas dos selos dos Arcebispos S. Martinho de Dume e S. Frutuoso encontram-se trocadas na 1ª série que dedicámos aos Arcebispos de Braga. Pedimos desculpas a todos pelo acontecido e informamos que os selos em causa serão repetidos com as legendas corretas na 2ª série que dedicarmos a esta temática.” (http://sfaac-filatelia.blogspot.com.br/2017/07/emissao-arcebispos-de-braga-com-erro.html)

Eis, na sequência as fotos dos quadros da Galeria de Arcebispos, em Braga, que como já frisamos, serviram de base para a elaboração dos selos, em que se nota o erro:

Mas os erros não param por aí, não bastasse, ainda as datas das vigências dos selos dedicadas a São Geraldo e São Martinho de Dume estão igualmente equivocadas.
No entanto, consoante divulgou a impressa lisboeta (http://www.cmjornal.pt/cultura/detalhe/selos-dos-arcebispos-circulam-com-erros) a empresa postal informou que os selos com imprecisões não serão retirados de circulação. Fonte oficial dos CTT garante que esse é um procedimento usual em situações semelhantes, “tal como os organismos de referência aconselham nestes casos”, como forma de “evitar fenômenos de especulação”.
Faz parte da presente postagem o edital da emissão que reproduzimos in totum:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui