Você, caro leitor, tem até o próximo 05/04/2017 para participar do processo de escolha do melhor selo emitido pela ECT, no ano de 2016 e concorrer a um brinde. Participe!!
A votação do “Melhor Selo de 2016” está disponível na página dos Correios na internet. Para tanto acesse pelo link :
http://www2.correios.com.br/selos/selos_postais/melhor_selo_ano/
Paulo César Ferri, no processo de divulgação deste evento anual da ECT, em e-mail institucional, traçou um rápido histórico do processo de escolha do melhor selo brasileiro ao longo do tempo. Vejamos, pelo seu caráter notadamente informativo:
“Os Correios realizam, desde 1973, a escolha do Melhor Selo do Ano. Até 1984, essa escolha era realizada por uma comissão constituída por artistas, críticos de arte, jornalistas, professores e pessoas ligadas à Filatelia nacional.
A partir de 1985, buscando democratizar o processo de escolha, os Correios abriram espaço para a votação popular, por meio de cédulas distribuídas nas Agências Filatélicas e encartadas na Revista COFI, em âmbito nacional, para eleger o melhor selo do ano.
Em 2003, a votação popular foi estendida à Internet, quando os colecionadores de selos começaram a expressar suas opiniões sobre os vários aspectos (gráfico, estético e temático) que envolvem as emissões de selos e blocos comemorativos.
Com o objetivo de aprimorar o processo, orientados pelas informações dos clientes colecionadores, na eleição do Melhor Selo de 2004 a premiação foi dividida em duas categorias – Voto Popular (eleito pelo público por meio das cédulas de votação e pela Internet) e Arte Filatélica (selecionado por um júri formado por artistas plásticos, filatelistas renomados e críticos de arte).
O melhor selo, bloco ou emissão da Categoria Arte Filatélica representaria os Correios do Brasil em concursos de selos internacionais, prática até hoje considerada quando da participação dos Correios do Brasil em certames mundiais.
Em 2010 foi implantado o sistema automatizado MSA que apresenta, dentre suas funcionalidades, a elaboração de relatórios dos votos recebidos em cédulas e pela internet, bem como estabelece um perfil dos eleitores. Também, foi acrescido um programa que possibilita a eleição, por meio eletrônico, na Categoria Arte Filatélica.”