O Pošta Slovenije lançou, no dia 26 de janeiro último, esta bela série composta por quarto selos, que representam três espécies de lírios que se encontram na natureza eslovena, e o último, com o valor facial correspondente a letra “D”, que não é encontrado em estado selvagem, mas sim cultivado artificialmente, o lírio branco.
As demais espécies retratadas são:
✅ o lírio carniolano (Lilium carniolicum), nativo da Europa, que deve o seu nome à região de Carniola, localizada perto da capital eslovena (imagem destacada),
✅ o lírio turco (Lilium martagon), que possui flores grandes e vistosas, tem este nome em razão da sua flor ter similitude a um turbante turco; e
✅ o lírio laranja (Lilium bulbiferum) cujas flores costumam surgir entre o inverno e a primavera.
Os valores faciais destes três selos, são respectivamente “A”, “B” e “C”.
Devemos consignar que o lírio, espécie de planta que já discorremos aqui no Blog ao abordar, em 2023, uma emissão romena igualmente a ela dedicada, é protegida legalmente na Eslovênia, sendo proibido colher suas flores.
Nesta novidade postal o trabalho de ilustração científica é de autoria do botânico escocês Walter Hood Fitch (1817-1892), sendo que o design gráfico ficou por conta do artista esloveno Edi Berk. Cabe ainda adicionar que a impressão deste conjunto foi executada por AKD d.o.o., sediada em Zagreb.