Na Eslovênia, o dia 14 de fevereiro, tal como é entendido atualmente, começou a ser celebrado apenas no final do século XX. Antes disso, era visto como uma festa do início da primavera, um período marcado pelo acasalamento das aves e o despertar da natureza. Segundo um provérbio local “Valentin ima ključe do korenin“. (Valentim traz as chaves das raízes), indicando esse renascimento natural.
Essa explicação foi exarada por Janez Bogataj, responsável por fazer a apresentação desta emissão do Pošta Slovenije, integrante da série “Love”, que foi lançado no dia 21 de janeiro. Criado por Gorazd Učakar, com valor facial correspondente a classe “B” (1,20 euros atualmente), o selo tem formato de coração e ilustra um casal de idosos.
Segundo lemos na mesma fonte:

“A introdução de novos significados à festividade foi rápida e impulsionada pelo consumismo.”

Segue dizendo Bogataj:

“A imprensa desempenhou um papel fundamental na popularização da data, ao divulgar informações escritas e ilustradas sobre seus significados, costumes e práticas ao redor do mundo”.

(Envelope de Primeiro Dia – FDC)

No entanto, sua verdadeira essência está no amor, nas relações entre pessoas de diferentes idades. Conclui:

“O amor é, provavelmente, uma das formas mais universais de vínculo humano, mas precisa ser desenvolvido, cultivado e, acima de tudo, fortalecido. Acompanha a vida de uma pessoa desde o nascimento até a velhice. Em cada fase, experimentamos o amor e encontramos diferentes formas de expressá-lo.”

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui