A Feira do Livro de Madrid é uma data quente para os amantes do livro da capital espanhola e das cidades vizinhas que integram a sua região metropolitana.
Na sua 83.ª edição, a mesma tem como tema central deste ano o esporte, coincidindo com o ano das Olimpíadas e Paralimpíadas. Referência que pode ser vista na figura do portador da tocha, retirada do cartaz oficial e presente na borda do bloco comemorativo.
Para projetar parte da programação (que segue seu ritmo intenso), que inclui mais de trezentas atividades, os organizadores conceberam o exercício literário como um esporte intelectual a longo prazo.
Com valor facial de 5,50 euros e tiragem de 80.000 exemplares a novidade filatélica, lançado em 30 de maio do corrente pela autoridade postal espanhola, referencia este evento cultural popular, que se realiza todos os anos, desenvolvendo-se por dezessete dias; desta vez, encerrado-se em 16 de junho que se avizinha. Entre os objetivos desta feira cultural estão o de promover a leitura e a escrita, tornando visível a atividade de empresas, entidades e instituições envolvidas no setor e que participam como expositores.