O Telescópio Espacial James Webb da NASA, recentemente, tem capturado imagens impressionantes do universo, incluindo os “Pilares da Criação” e os “Penhascos Cósmicos”. Essas duas imagens agora estão em destaque em novos selos emitidos pelo Serviço Postal dos Estados Unidos (USPS), no último dia 22 de janeiro.
No selo que ilustra a chamada desta postagem vemos os “Penhascos Cósmicos” (cosmic cliffs), parte de NGC 3324, uma região de formação estelar localizada na Nebulosa Carina a aproximadamente 7.600 anos-luz de distância.
No outro selo, por sua vez, temos os “Pilares da Criação” (Pillars of Creation), um aglomerados de poeira e gás com tamanho interestelar localizados na nebulosa da Águia, situado a cerca de 6.500-7.000 anos-luz da Terra.
Por ocasião deste lançamento, Nicola Fox, administradora associada da Diretoria de Missões Científicas da NASA, observou que:
“O Telescópio Espacial James Webb da NASA representa a perfeita interseção entre ciência, engenharia e arte, revelando os maiores segredos do cosmos por meio das belas imagens que captura. Com esses selos, pessoas em todo o país podem ter sua própria imagem marcante das capturas do Webb – e a incrível ciência que representam – ao alcance de suas mãos, e saber que também fazem parte dessa nova era inovadora na astronomia.” (tradução livre)
Antes de concluirmos a presente publicação, cabe consignar, que os novos selos são destinados ao custeamento do correio prioritário, apresentando altos valores faciais, que montam em US$ 9,85 e US$ 30,45.
Os mesmos são frutos do trabalho de Greg Breeding, com base em imagens fornecidas pela NASA, capturado pelo NIRCam (Câmera de Infravermelho Próximo) do Webb.