O Serviço Postal dos EUA (USPS) celebra nossa contínua exploração do espaço com o novo selo destinado ao “Priority Mail”, objeto desta resenha.
Semelhante a um vasto náutilus celestial localizado a 32 milhões de anos-luz da Terra, a “Galáxia Espiral NGC 628” fornece pistas sobre como ocorre a formação de estrelas e a evolução das galáxias. Capturada em detalhes sem precedentes pelo Telescópio Espacial James Webb (JWST) da NASA em 2022, esta e outras imagens de galáxias espirais ajudam os cientistas a investigar o ciclo de formação estelar em uma escala inédita.
Os gigantes braços espirais na imagem revelam vastas regiões de gás e poeira que aparecem em tons vermelhos e alaranjados. Os cientistas observaram que a estrutura desta galáxia espiral é repetida em outros lugares do universo, seguindo padrões de ondas semelhantes. O estudo de uma variedade de galáxias espirais fornecerá informações essenciais sobre como as galáxias constroem, mantêm e interrompem a formação de estrelas.
O diretor de arte Greg Breeding desenhou esta novidade filatélica, utilizando imagens fornecidas pela Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (NASA), pela Agência Espacial Europeia(ESA), pela Agência Espacial Canadense (CSA), pelo Instituto de Ciência do Telescópio Espacial (STScI), por Janice Lee(STScI), por Thomas Williams (Oxford) e pela equipe Physics at High Angular Resolution in Nearby Galaxies (PHANGS).
O selo “Galáxia Espiral” será emitido no dia 21 de janeiro próximo em conjuntos compostos por quatro exemplares.