Escrito por Margaret Wise Brown (1910–1952) e ilustrado por Clement Hurd (1908–1988), Goodnight Moon (em português “Boa Noite, Lua”) revolucionou a literatura infantil quando foi lançado em 1947 e, desde então, tornou-se a leitura favorita na hora de dormir para milhões de famílias em todo o mundo.
Este bloco composto por 16 selos, lançado pela USPS, apresenta oito detalhes deste livro ilustrado, incluindo:
✅ o coelhinho jovem deitado na cama, visto na imagem destacada;
✅ a pintura de três ursinhos;
✅ a casa de brinquedo no chão do quarto;
✅ as luvas e meias penduradas para secar;
✅ o pequeno rato parado por um momento em frente à lareira;
✅ a pintura da vaca pulando sobre a Lua;
✅ a coelhinha mais velha sentada na cadeira de balanço com seu tricô; e
✅ o pente, escova e tigela de mingau sobre a mesa de cabeceira do jovem coelho.
Cada cena aparece duas vezes no bloco.
Celebrando o cotidiano, Goodnight Moon convida crianças e seus pais a se imaginarem no familiar “grande quarto verde” do livro, onde um jovem coelhinho está deitado para dormir. O ritmo suave e hipnótico do texto lança um encantamento terno sobre os jovens ouvintes, que se despedem de tudo o que veem no livro — desde a casa de brinquedo e os gatinhos brincando no chão do quarto até as pinturas na parede, um balão vermelho e a Lua no céu noturno. Inicialmente iluminado, o quarto escurece gradualmente ao longo da história, refletindo a transição lenta para o sono.
Publicado pela Harper & Brothers em setembro de 1947, Goodnight Moon teve uma tiragem inicial de 6.000 cópias, mas as vendas logo caíram. No entanto, o notável aumento de popularidade começou nos anos 1950, amplamente devido ao boca a boca entre os pais. Em 1996, a Biblioteca Pública de Nova York, que só incluiu o livro em sua coleção em 1972, o adicionou à lista “Livros do Século”. Hoje, Goodnight Moon já vendeu mais de 48 milhões de cópias, consolidando-se como um dos livros infantis mais vendidos de todos os tempos.
O diretor de arte Derry Noyes desenhou o bloco de selos, lançada sobre a forma de uma emissão forever, utilizando a arte original de Clement Hurd.