O Serviço Postal dos Estados Unidos homenageia, no ano em curso, a música, a dança e as ricas tradições culturais dos nativos com os novos selos “Powwows: Celebrando a Cultura Americana”, objeto desta resenha.
Os selos apresentam quatro pinturas originais de dançarinos nativos americanos, criadas por Mateo Romero, do povoado Cochiti Pueblo. O artista fotografou quatro dançarinos em trajes tradicionais, executando suas danças contra um fundo colorido que realça os movimentos e formas. Posteriormente, ele pintou sobre as fotografias com pinceladas grossas e brilhantes, criando imagens abstratas e expressivas que adornam os selos.

As danças representadas são o Crow Hop, Traditional Feminina, Fancy Shawl Feminina e Hoop Masculina, com os nomes de cada dança inscritos nos selos. Na margem da folha podemos ver um grande tambor de powwow, junto com o título da emissão: “Powwows: Celebrando a Cultura dos Nativos Americanos”.

Os powwows são encontros festivos onde os povos indígenas celebram suas identidades por meio da dança, oração, música e arte. Durante os eventos, os participantes também socializam, desfrutam de comidas tradicionais e educam as gerações mais jovens sobre costumes específicos de suas tribos e tradições pan-indígenas.
Os tambores são essenciais nos powwows e são frequentemente chamados de o “batimento cardíaco” do evento. Essas celebrações começam com um desfile de entrada solene, liderado por veteranos nativos, anciãos tribais, dançarinos e músicos. Os principais eventos incluem danças tradicionais e competitivas, cantos, apresentações artísticas, homenagens a ancestrais, exposições de artesanato e doações ou prêmios para os necessitados.
As danças tradicionais de powwow, transmitidas de geração em geração, são realizadas por membros de uma comunidade específica, seguindo as tradições musicais e coreográficas de sua tribo. Já as danças competitivas, conhecidas como danças de concurso, são intertribais e abertas a todos, embora variem em passos, tons musicais e trajes, dependendo da tribo ou região. Para alguns dançarinos, a dança competitiva é um estilo de vida, com participação em mais de 40 powwows por ano, competindo por prêmios em dinheiro. As categorias de dança incluem as femininas Northern e Southern Traditional, Fancy Shawl, Jingle, e as masculinas Traditional, Fancy e Grass.
Os powwows acontecem todos os finais de semana, em pequenos recintos de feiras municipais ou em grandes locais nacionais. O maior powwow do país é o Gathering of Nations, realizado anualmente em Albuquerque, Novo México, atraindo mais de 100.000 participantes.
A série “Powwows: Celebrando a Cultura dos Nativos Americanos”, lançada sobre a forma de selos Forever®, é apresentada em folhas com 20 exemplares.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui