No dia 24 de janeiro que se avizinha, em Peachtree Corners, Geórgia, o Serviço Postal dos Estados Unidos (USPS) emitirá o selo “1794 Compass Rose Global Forever®“, que hoje resenhamos.
A rosa dos ventos de 32 pontos apresentada neste selo circular pertence às Coleções da Maine Historical Society e foi desenhada por Lucia Wadsworth, tia do poeta Henry Wadsworth Longfellow, em seu caderno de geografia escolar em 1794, quando tinha 10 anos. Ela coloriu os pontos direcionais em azul, vermelho, amarelo e verde.
A rosa-dos-ventos é um figura circular, presente em mapas, usada para orientação e localização, sendo que a mais antiga conhecida foi desenhada nos anos 1300. Hoje, elas geralmente mostram os quatro pontos cardeais (norte, sul, leste e oeste) e os quatro inter cardeais (nordeste, sudeste, noroeste e sudoeste). Rosas dos ventos mais elaboradas indicam não apenas os oito pontos principais, mas também os pontos intermediários e sub intermediários. O termo “rosa dosventos” deriva da semelhança dos pontos direcionais com as pétalas de uma rosa.
O diretor de arte Greg Breeding projetou a novidade filatélica que pode ser usado para enviar cartas de até uma onça (cerca de 28 gramas) para qualquer país onde o serviço First-Class Mail International esteja disponível.
O presente selo será emitido em cartelas autoadesivas com 10 unidades.