A bela Cidade de Sevilha, capital da Andaluzia (em castelhano: Andalucía), localizada na Espanha a sudoeste da Península Ibérica, vai receber o maior acontecimento filatélico deste ano realizado em território espanhol. Estamos nos referindo a “Exfilna-ECC-2018”, que ocorrerá no período compreendido entre 31 de outubro a 04 de novembro. Neste período dois eventos serão realizado simultaneamente naquela cidade, isto é:
✅ a 56ª Exposição Nacional de Filatelia (EXFILNA) e
✅ a 5ª Convenção Europeia de Colecionismo (ECC).
Estas atividades filatélicas estão sendo organizadas conjuntamente pela Federación Española de Sociedades Filatélicas (FESOFI), pelos Correios de Espanha e pela Asociación Nacional de Empresários de Filatelia, Numismática y Coleccionismo de España – (ANFIL), contando com a colaboração da Sociedad Filatélica Sevillana.

Quatro locais emblemáticos da cidade sede vão receber as exposições, bem como, as várias reuniões que serão realizadas no âmbito da convenção, do comércio filatélico e tudo o que se relaciona com a filatelia. Vejamos:
✅ a Praça de São Francisco albergará os comerciantes e o stand dos Correios, e também alguma exposição,
✅ a Fundação Cajasol, por sua vez, receberá as exposições filatélicas e os trabalhos dos alunos das escolas da região,
✅ o Museu da Logia, a seu passo, vai receber exposições de vários tipos de colecionismo e
✅ ao Arquivo Geral das Índias caberá receber o restante da exposição nacional, assim como, uma exposição dos Correios e História Postal das Índias, do seu arquivo histórico.
Cabe ainda consignar que os Jurados escalados para avaliar as 123 coleções escritas neste certame, num total de 706 quadros, são os seguintes:
✅ Ángel Iglesias Vidal
✅ Carlos Rodriguez Gómez
✅ Eduardo Escalada Goicoechea (Expertize)
✅ Fernando Aranaz del Río
✅ Guillermo Pettigiani
✅ Joan Isern López
✅ José Pedro Gómez-Agüero Jimenez
✅ José Ramón Moreno Fernández-Figares
✅ Juan Manuel Cerrato García
✅ Juan Panes Cantero
✅ Miguel A. García Fernández
✅ Santiago Cruz Arboleda