O formato 3D definitivamente deixou de ser novidades. Cinemas, televisores, Blu-ray players, video games, sistemas operacionais e até mesmo celulares invadiram nosso dia a dia nos últimos anos propagando a ideia de imagens ultrarrealistas, dando a impressão de que o espectador / usuário está, de fato, inserido no ambiente em que elas se passam. Esta experiência também foi usada por parte de algumas emissões postais, nesta onda realística.
O Correio Argentino emitiu o primeiro selo postal daquele país em formato tridimensional (3D), no ano de 2007. O Referido selo ilustra o meteorito “El Chaco”, considerado o segundo maior do planeta, que é mantido preservado no “Parque de los Meteoritos”, que se localiza a 15 quilômetros de Gancedo.
O bloco foi comercializado no valor de seis pesos, com tiragem de 100 mil unidades.
Mediante o uso de óculos adequados (com lentes azul e vermelha), aparato incluído no kit, pode-se apreciar o “volume” da figura impressa na emissão.
A iniciativa deste selo postal foi fruto do trabalho dos desenhistas Guillermo Faivovich y Nicolás Goldberg. Por ocasião da apresentação deste lançamento, Goldberg, um dos idealizadores da emissão, disse que:
“Nos basamos en la primera y única experiencia de este tipo, que fue una estampilla italiana de mediados de siglo XX” (http://www.diarionorte.com/article/766/el-chaco-en-la-primera-estampilla-argentina-en-3d)
Mais adiante afirmou que:
“Una vez que contamos con la base, definimos que era ideal y metafórico poner a volar, de alguna forma, los meteoritos a través de los sellos postales. Nos pareció una imagen interesante. Una metáfora más poética y una oportunidad de innovar” (http://www.diarionorte.com/article/766/el-chaco-en-la-primera-estampilla-argentina-en-3d)
Dois anos depois (2009), a seu turno, o Correio de San Marino lançou também uma série de selos em três dimensões, neste caso, para assinalar o Ano Europeu da Criatividade e Inovação.

A série emitida é composta de três conjuntos de dois selos de 1 euro cada, com motivo igual em cada conjunto, bem como, de um inteiro postal. A emissão veio acompanhada, no kit europeu, por um estereoscópio para ver os selos em três dimensões.
Cabe lembrar que o estereoscópio é um instrumento óptico que permite a observação simultânea, através de uma objetiva binocular, de duas imagens de um objeto, obtidas com ângulos ligeiramente diferentes, produzindo a sensação de relevo, de terceira dimensão.