Tintoretto, nome artístico de Jacopo Robusti (Veneza, 29 de setembro de 1518 – 31 de maio de 1594), foi um dos pintores mais radicais do maneirismo da escola de Veneza.

Por sua energia fenomenal em pintar, foi chamado Il Furioso, e sua dramática utilização da perspectiva e dos efeitos da luz fez dele um dos precursores do Barroco.

Ainda jovem, ganhou o apelido Tintoretto, pequeno tintureiro, uma alusão ao ofício do pai, que era especialista em tintura de seda. Tornou-se pintor em 1539, depois de uma rápida passagem pelo ateliê de Ticiano.

(Lançamento do selo 29 de abril de 2019)

Seu trabalho foi particularmente influenciado por pintores romanos que emigram para Veneza, entre os anos de 1530 e 1540, bem como, pela pintura de Michelangelo.

Em 1548 já tinha construído sua reputação profissional com a série de cenas mitológicas no Palácio de Doge, em Veneza. Pintou capelas e palácios com afrescos, entre eles o teto da Igreja Santa Maria Dell’Orto. Em 1564 decorou com cenas do Velho Testamento as salas da Irmandade de San Rocco.

Entre suas produções podemos destacar pinturas grandiosas pelas cores e pelos efeitos de luz, como o quadro Crucificação, de dimensões imensas, que influenciaram toda uma geração posterior de artistas.

Esta obra mostra Cristo no centro de figuras humanas ofuscadas por luzes que distorcem sobremaneira as cores e aumentam significativamente a dramaticidade da cena.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui