No mês de junho, remontando pelo menos ao século XVII, ocorrem por todos os cantos do Brasil uma animada festa caracterizada por fogueiras, danças, bebidas quentes, comidas típicas, bandeirinhas e outras peculiaridades próprias de cada região: é a festa junina.
Existem duas explicações para a expressão “festa junina”. De acordo com uma delas, o termo surgiu porque as festividades ocorrem durante o mês de junho; a outra versão afirma que o nome da festa é originário dos países católicos da Europa, em homenagem a São João.
O fato é que mês de junho é marcado pelas fogueiras, que servem como centro para a famosa dança de quadrilhas.
No Nordeste, ainda é muito comum a formação dos grupos festeiros. Estes grupos ficam andando e cantando pelas ruas das cidades. Vão passando pelas casas, onde os moradores deixam nas janelas e portas uma grande quantidade de comidas e bebidas para serem degustadas pelos festeiros.
Cabe lembrar que além do Brasil, as celebrações da festa junina são notáveis em diversos países. Reino Unido, França, Itália, Portugal, Espanha, Noruega, Estados Unidos, Porto Rico, Canadá e Austrália são alguns exemplos de lugares que celebram suas tradições.