Trata-se de um atlas que arrola cidades estados e territórios soberanos que existiram entre 1840 e 1975 e emitiram selos, mas que agora desapareceram do mapa como entidades autônomas.

A obra foi publicado pela Thames & Hudson, editora sediada no Reino Unido, sendo de autoria do norueguês Bjørn Berge, com título original “Nowherelands – An atlas of vanished Countries 1840-1975”.

Variando muito em tamanho e forma, localização e longevidade, os países elencados na obra estão unidos por um fato comum: todos eles suportaram o tempo suficiente para emitir seus próprios selos. Alguns de seus nomes, como Biafra ou Duas Sicílias, serão relativamente familiares a muitos leitores. Outros, como Heligoland, Labuan, Mafeking, Manciukuò, Nandgaon, Rumelia Oriental, Saseno, Kasai do Sul, Tuva, Upper Yafa e Inini são muito menos conhecidos.

Mas todas essas nações perdidas no tempo têm histórias a contar, sejam elas de curta duração como a Carélia Oriental, que durou apenas algumas semanas durante a guerra soviético-finlandesa de 1922, ou tão duradouro quanto o Orange Free State, uma República Boer que manteve-se cinquenta anos como um estado independente (no final dos anos 1800). O seu amplo espectro do trabalho acaba por refletir toda a história dos séculos XIX e XX, com suas ideologias, imperialismo, ondas de imigração e conflitos principais e menores. Os motivos e símbolos escolhidos para selos sempre serviram como uma forma de auto apresentação nacional, uma expressão dos objetivos e ambições dos governantes. Com base em relatos de ficção e testemunho ocular, bem como, estribado em fontes históricas, o texto espirituoso de Bjorn Berge lança um olhar não convencional sobre essas nações menos conhecidas. Para cada cidade ou território considerado (alguns questionáveis ​​sob o perfil postal) são apresentados dados geais e localização geográfica.

Nowherelands é, desta feita, um tipo diferente de livro de história que irá intrigar qualquer pessoa interessada em entender o que faz da nação um estado soberano, mormente o apaixonado pela filatelia.

Idioma:

Páginas: 240
Editora: Thames & Hudson; Edição: 1 (7 de novembro de 2017)
Idioma: Inglês
ISBN: 0500519900
Dimensões: 22,4 x 2,8 x 17,3 cm
Peso: 581 g

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui