Flip book são aqueles livrinhos, de pequenas dimensões, que quando folheados rapidamente com o polegar, dão a ilusória impressão de movimento, criando, para o observador, uma sequência animada (desenho animado), sem a necessidade de uma máquina.

Os mesmos surgiram no século XIX, entre a passagem da fotografia para o cinema, quando o inglês John Barnes Linnett patenteou a sua invenção (1868), com o nome de Kineograph (“moving picture” ou imagem em movimento).

Em português, o termo para designá-lo, é folioscópio, um galicismo (de folioscope, em francês), porém na prática costuma ser chamado de: livro animado, cinema de bolso, animação de bolso, cinema de polegar, dentre outros.
Estes eram feitos inicialmente com desenhos, mas logo passaram a usar também fotografias e depois surgiram máquinas que, usando manivelas, facilitavam a visualização das animações.
Esta concepção foi, por algumas administrações postais, trazidas para o universo da filatelia. Vejamos, em seguida, alguns exemplos:


✅ O Grenada Post emitiu, em 07 de agosto de 1997, objetivando comemorar os 100 anos do Cinema, por conta da realização da Pacific-97, Exposição Filatélica Mundial realizada em San Francisco, Califórnia, duas mini folhas com selos na sequência do Flip Book.

Nos mesmos poder ver Minnie Mouse fazendo a Dança Hula.

✅ O “personagem principal” do pavilhão húngaro em exibição na Shanghai World Expo 2010, que ocorreu no período compreendido entre 1.º de maio a 31 de outubro, daquele ano, foi o Gömböc.

Trata-se de um objeto convexo, homogêneo e tridimensional que, ao ser colocado em uma superfície plana apresenta apenas um ponto de equilíbrio estável e um de equilíbrio instável.
Embora sua existência tenha sido conjecturada pelo matemático russo Vladimir Igorevich Arnold em 1995, seus inventores são dois arquitetos húngaros. Em 20 de agosto de 2007, Gábor Domokos e Péter Várkonyi receberam a Cruz de Cavaleiro da República da Hungria por sua invenção. A forma Gomboc ajuda a explicar a estrutura corporal de algumas tartarugas em relação à sua capacidade de retornar à posição de equilíbrio após serem colocadas de cabeça para baixo.

O Gömböc é mostrado em selos, lançados pelo Magyar Posta, no dia 23 de junho de 2010. Esta invenção única foi lançada em folhas contendo 30 selos postais. Os desenhos dos selos ilustram as fases mais características do movimento do Gömböc. Os selos também foram lançados como uma emissão especial na forma de uma caderneta.

Folheando as suas páginas, os desenhos que mostram as fases do movimento do Gömböc ganham vida e seu movimento parece um filme.

✅ Em 21 de novembro de 2010, o Serviço Filatélico de Israel emitiu uma folha de selos comemorando os 50 anos da Association Internationale du Film d’Animation (ASIFA).
A folha, como podemos ver, é composta por 15 selos que variam ligeiramente de um para o outro e apresentam um ciclo animado de movimento: um agricultor colhe uma sabra (fruta que cresce nos cactus dos territórios de Israel e da Palestina), descasca-a e entrega-a a uma menina que a come, e assim sucessivamente.

Para ilustrar o movimento de animação, o Serviço Filatélico de Israel produziu um livreto de selos em forma de “flip book”.

As 15 páginas são viradas e as imagens dos selos autoadesivos dão a impressão de movimento.

✅ O Hong Kong Post emitiu, 06 de dezembro de 2018, uma caderneta contendo 30 folhetos com um selo de $ 2 dólares locais, em cada página. Na emissão filatélica podemos ver as várias poses da arte marcial Tai-chi. Esta aliás foi lançada com o intuito de comemorar as obras de Louis Cha, que escreveu romances acerca deste tema, sob o pseudônimo de “Jin Yong”, em 1955.
Caso viremos as páginas da caderneta rapidamente observaremos o mestre das artes marciais em movimentos consecutivos, como mostrado no vídeo acima.

✅ Os Correios da França (La Poste), como noticiamos aqui no Blog, noutra postagem, lançou, no ano de 2020, uma mini folha comemorativa composta de 04 selos mais 08 vinhetas, sem valor de porte, com um autorretrato do fotógrafo Felix Nadar (1820 – 1910). Essas fotografias, reproduzidas no conjunto, são organizadas de tal forma que, quando colocadas em formato de flip book, mostram o fotógrafo virando, isto é, em movimento.
















