A Fontana di Trevi (em português Fonte de Trevi) é a maior (cerca de 26 metros de altura e 20 metros de largura) e mais ambiciosa construção de fontes barrocas da Itália e está localizada no rione Trevi, em Roma. A fonte está encostada na fachada do Palazzo Poli.
Em 1730, o Papa Clemente XII instituiu um concurso para projetar uma fonte. Não havia regras ou exigências. O vencedor foi Nicola Salvi com seu enorme e lindo projeto de uma fonte com Netuno, o deus do mar.
A construção começou em 1732, mas infelizmente Salvi nunca viu sua criação pronta: a mundialmente famosa Fontana di Trevi só foi concluída em 1762, 11 anos depois de sua morte.
Trevi significa “três vias” – o lugar onde está a fonte era a interseção de três caminhos que aí se encontravam. O monumento representa Netuno numa carruagem puxada por dois cavalos montados por dois Tritões, um mais velho e outro mais jovem.

Numa observação atenta podemos perceber que um dos cavalos está calmo, enquanto o outro é bem selvagem: um símbolo das “mudanças de humor” do oceano.