Enquanto vamos buscando material relacionado com nosso tema (selos, franquias, flâmulas, carimbos comemorativos, inteiros postais, variedades, erros, provas, telegramas, …), tarefa esta efetuada ao longo dos tempos, em diversos ambientes (clubes, fóruns virtuais, sites de comércio eletrônico, encontro de colecionadores, comércio filatélico especializado, …) devemos paralelamente ampliar nossos horizontes. É necessário, para tanto, dedicar-se constantemente, desde os primeiros momentos, a leitura de revistas e periódicos, onde vamos buscar artigos e matérias técnicas, que tenham alguma correlação com o nosso tema.
A pesquisa que dá-se, como podemos ver, de forma constante e ininterrupta, ocorrem em duas importantes frentes:
★ a filatélica, materializada na busca do selos e peças mediante consulta em catálogos, publicações, editais, leilões, colunas de atualidades filatélicas, … e
★ a temática, que é uma pesquisa que ocorre fora do campo da filatelia. Dá-se, em livros, jornais, revistas, dicionários, enciclopédias, etc., em obras físicas ou virtuais (Wikipedia, por exemplo), em que podemos nos informar sobre o assunto o tema que versa nossa coleção.
Abaixo, a título de exemplo, transcrevemos um artigo técnico de cunho filatélico, publicado no website da Sociedade Filatélica Chilena, que trata de um terremoto que castigou o Chile em 1960. Este blogueiro, como muitos sabem, tem uma coleção que versa sobre este tema: os terremotos. Dá leitura atenta deste artigo, podemos conhecer que tipo de material existe e poderá ser buscado, para ilustrar um determinado evento importante em nossa temática. Bem como, buscar detalhes de procedimentos postais que são implementados, no caso da ocorrência desta catástrofe natural. Estamos nos referindo, no caso vertente, ao regime de isenção postal estatuído pelos correios na região sinistrada. Sem a pesquisa e leitura fica praticamente impossível descobrir tais detalhes ou fatos.
A título de conclusão, cabe lembrar que toda esta busca e pesquisa torna, a nosso ver, a filatelia temática fascinante, pois somente em razão de nosso esforço pessoal de pesquisa, novos fatos são descobertos, novos itens (e até mesmo novos capítulos) são incorporados à coleção, tornando-a dinâmica, moderna, fascinante, maleável, cada vez mais completa, ou seja, estamos diante de um trabalho em constante elaboração e aperfeiçoamento.