Foi revelada no dia 19 de julho, em Périgueux, a nova face feminina dos selos correntes, isto é, a nova emissão ordinária da França: “Marianne l’engagée”.

Trata-se da pintura apresentada em um mural exibido na fachada de um edifício desta cidade francesa, que foi descortinada, em cerimônia presidida por Emmanuel Macron, que escolheu a imagem abaixo, dentre outras que lhe foram previamente apresentadas.

Trata-se de um trabalho produzido por Yseult Digan, artista franco-britânica de 43 anos, que se dedica a arte urbana e é conhecida artisticamente pelas inciais YZ (nome artístico).

Logo a seguir, o Presidente Francês visitou as oficinas de impressão dos selos postais, onde teve a oportunidade de conhecer as artistas que tiveram seu trabalho escolhido por ele, tanto a desenhista YZ, assim como, a gravadora Elsa Catelin (gravação em talhe-doce), acompanhado pelo Presidente do Grupo La Poste, Sr. Philippe Wahl.

Os Correios de França, que já produziram mais de 300 milhões de exemplares, colocaram a nova emissão em circulação, no dia 20 de julho em algumas regiões, e em todo o território francês isto ocorrerá apenas no dia 23 de Julho próximo.

Como de costume, estes selos são apresentados com várias taxas para o correio nacional e internacional, havendo ainda o lançamento de selos autoadesivos, cadernetas, inteiros postais e outras peças filatélicas.
Cabe consignar que cada Presidente da República Francesa escolhe uma imagem destes selos correntes, dentre os vários projetos do novo selos que lhe são apresentados, fazendo com que esta emissão tenha a sua imagem periodicamente trocada.
Marianne l’engagée, agora emitida, revela a energia da juventude, da emancipação e do envolvimento, bem como, a forma como foi apresentada é, a nosso ver, bem original e moderna.
Na sequência vejamos um vídeo, com as mulheres que inspiraram algumas edições das emissões Marianne: