O Concorde é um avião comercial supersônico de passageiros, que foi produzido a partir de abril de 1965 (fabricação da primeira unidade) até o final de 1978, pelo consórcio formado pela britânica British Aircraft Corporation (BAC) e a francesa Aérospatiale. O primeiro voo do protótipo 001 realizou-se sobre Toulouse em 02 de março de 1969 (cinquenta anos atrás), com uma duração de 29 minutos.

Seus voos comerciais, por sua vez, começaram em 21 de janeiro de 1976 e terminaram em 24 de outubro de 2003, tendo sido operado apenas e tão somente pelas companhias British Airways e Air France.
Voar com este mito do mundo da aeronáutica trazia em si diversas peculiaridades. Turbulência era uma coisa que raramente o Concorde enfrentava, devido à sua grande altitude de voo. Olhando pela janela podia-se ver claramente a curvatura do globo terrestre. A aeronave era mais rápida que a velocidade de rotação da Terra, e isso se fazia notar quando a decolagem em Londres era após o pôr do sol, chegando em Nova Iorque ainda de dia. Porém, por se tratar de um avião supersônico, o Concorde emitia muito ruído e poluição, e assim, por muito tempo, restrições ambientais impediram sua operação nos Estados Unidos.
O serviço de passageiros no Concorde permaneceu sem acidentes por cerca de 24 anos.
A presente emissão dos Correios Franceses, com valor facial de 4,20 €, é uma criação de Jame’s Prunier, contando com grafismo de Nicolette Humbert. As ilustrações das margens da mini folha, por sua vez, ficaram a cargo der Bruno Ghiringhelli. Cabe ainda informar que a tiragem da emissão é de 500.000 exemplares.
Relembro, que a mesma autoridade postal, já retratou este avião em outras selos postais por ela produzidos para o correio aéreo, vejamos:
✔ em 1969, quando foi realizado o primeiro voo,
✔ em 1970 em homenagem aos pioneiros do correio aéreo Jean Mermoz e Antoine de Saint-Exupérye e
✔ em 1976, quando a aeronave entrou no serviço comercial regular.
(Postagem atualizada em 02/03/2019)