A emissão filatélica, que ilustra a presente postagem, representa um tema recorrente, no âmbito dos Correios da França (La Poste), que desde 1914 incluem a Cruz Vermelha, entidade criada por Jean-Henri Dunant, no seu calendário anual de novidades.
Na outra ponta, a instituição homenageada, em termos financeiros, já recebeu a expressiva cifra de aproximadamente 26 milhões de euros, desde 2006, concernentes as sobretaxa de venda destes selos, contando assim com uma fonte de renda para ajudar no custeio de suas diversas ações assistenciais, tanto a nível local como internacional.
No presente ano o tema que ilustra os selos são os tecidos com estampas cruzadas, concebidos em parceria com o Museu da Impressão sobre Tecidos que forneceu as fotografias, que posteriormente foram trabalhadas pela designer postal Corinne Salvi.
Trata-se de uma caderneta, composta por dez selos autoadesivos, para custeio da tarifa Lettre Verte, tendo a mesma preço total de venda de 13,60 €, com 2 euros relativos a sobretaxa que revertem, como já explicamos, para a Cruz Vermelha Francesa.

Esta novidade filatélica foi lançada no último dia 22 de abril.