Em 2022 é a vez dos Correios da França homenagearem a cidade de Liubliana, capital da Eslovênia (com população de cerca de 272 220 habitantes).
Sob o ponto de vista histórico foi o assentamento romano de Emona que deu origem à cidade, construído no ano 15 d.C. Os primeiros informes que mencionam o seu nome datam de 1144.
Segundo conta uma lenda, Liubliana no ano de 1144, era dominada por um terrível dragão que costumava atirar fogo para aterrorizar seus habitantes a partir de uma das torres do castelo. Depois de muito tempo de solidão e destruição, o dragão apaixonou-se por uma doce fêmea e deles teria nascido o primeiro dragão artista do mundo, um menino que não fez as vontades do pai.
Esta novidade filatélica, cabe observar, é ilustrada postalmente com algumas pérolas arquitetônicas desta capital.
Nos quatro selos contidos no bloco comemorativo podemos ver monumentos de autoria do arquiteto Jože Plečnik (Ljubljana, 23 de janeiro de 1872 – Ljubljana, 7 de janeiro de 1957) inscritos na Lista do Patrimônio Mundial da UNESCO.
Os trabalhos deste artista foram realizados entra a Primeira e a Segunda Guerras Mundiais. Os mesmos apresentam um exemplo de desenho urbano centrado no ser humano que mudou sucessivamente a identidade da cidade após a dissolução do Império Austro-Húngaro, quando deixou de ser uma cidade de província passando a ser à capital simbólica do povo da Eslovênia. O referido arquiteto contribuiu para essa transformação com sua visão pessoal e profundamente humana da cidade, baseada em um diálogo arquitetônico com a cidade antiga, atendendo às necessidades da sociedade moderna emergente do século XX. Esta capital inclui um conjunto de espaços públicos (praças, parques, ruas, passeios, pontes) e instituições públicas (biblioteca nacional, igrejas, mercados, complexo funerário) que foram sensivelmente integrados no contexto urbano, natural e cultural pré-existente e contribuíram para a nova identidade da cidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui