A Rota do Peixe (Route du Poisson) é um evento esportivo e popular de equipes equestres. Criada em 1991, com a ajuda da Coudelaria Compiègne, esta corrida de resistência, que dura 24 horas, é organizada no mês de setembro, para ligar Boulogne-sur-Mer a Paris, que distam cerca de trezentos quilômetros. A competição está aberta para a participação de cavalos de tração, sendo uma reconstituição da rota que os peixeiros faziam para entrega de pescado fresco, desde o século XIII até 1848, data da chegada das linhas ferroviárias. Originalmente, com periodicidade bienal, esta competição se tornou trienal, desde 2005. Trata-se da maior prova do gênero existente na Europa, atraindo cerca de 300.000 espectadores.
A edição deste ano, que aconteceu entre os dias 17 e 18 do referido mês, contou com a participação de doze equipas proveniente da França, Bélgica e Suíça, numa prova objetivando rever tradições, bem como, homenagear as raças de cavalos de tração e os seus criadores. Cabe salientar que cada equipa é composta por 8 a 11 pares de cavalos, sendo integrada por 50 a 70 pessoas, com diversas especialidades (tratadores, veterinários, ferradores e demais pessoal técnico).

Para marcar filatelicamente este evento os Correios de França (La Poste), lançaram no dia 21 de setembro último, esta folha de colecionador composta por oito selos postais, representando as várias etapas do percurso que tinha de ser feito em 24 horas para que o peixe chegasse fresco ao seu destino.

Eram várias paradas, trocas de equipas e de parelhas de cavalos, para conseguirem resistir ao percurso. A emissão é um trabalho artístico de autoria de Alain Bouldouyre, com designer gráfico de Huitième-Jour.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui