A baguete é uma variedade de pão francês característico por sua forma alongada e casca crocante.
Desde 1920, são elas que dominam, diariamente, as mesas dos franceses. “Baguette”, como é escrita em sua língua original, significa bengala ou bastão. O pão leva quatro ingredientes – farinha, água, sal e fermento – e só dura um dia. Por isso, toda manhã, os franceses fazem fila para comprar sua baguete fresquinha e sair desfilando com ela embaixo do braço.
Em novembro de 2022, as baguetes francesas entraram para a lista de patrimônios imateriais da UNESCO, categoria que premia tradições orais, rituais e práticas sociais que passam de geração em geração. O lugar mais tradicional para comprar uma baguete é em uma boulangerie (a padaria francesa), mas com o tempo o pão passou a ser vendido em mercados e lojas de redes, que comercializam versões industrializadas.

(Carimbo Comemorativo)

O selo que resenhamos hoje é a homenagem de La Poste a este ícone da cultura francesa. Com valor facial de 1,96 euros, concebido por Stéphane Humbert-Basset e lançada no dia 16 de maio último, a emissão tem tiragem de 600.000 exemplares.

Cabe, antes de concluirmos esta postagem, observar que a baguete já foi retratada em outras emissões francesas lançadas em 1992 e 2004, consoantes podemos ver nas imagens reproduzidas na sequência.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui