A Agência Anadolu foi criada em 06 de abril de 1920, 10 meses após Mustafa Kemal Ataturk iniciar o chamado pela independência da Turquia em 19 de maio de 1919 e 17 dias antes da abertura da Grande Assembleia Nacional.
A Agência Anadolu apresentou notícias sobre as frentes durante a Guerra da Salvação, testemunhou a abertura da Assembleia Nacional e informou o mundo sobre a fundação da República da Turquia e sua primeira constituição.
A agência celebrará seu centenário com muitos projetos nacionais e internacionais.
Neste contexto, o PTT publicou três selos postais comemorativos onde podemos ver os fundadores da Agência Anadolu, Mustafa Kemal (também fundador da Turquia), Halide Edip Adivar e Yunis Nadi Abalioglu.
Em background, há uma foto de um escritório da escola Ziraat (atualmente a Direção Geral de Assuntos Meteorológicos do Estado) que foi atribuída na época à Agência e um texto que enfatiza a qualidade da ”Agência Global de Notícias da Turquia.
Desde os dias difíceis até o ano 100

O estabelecimento da Agência Anadolu ocorreu durante os dias difíceis do processo da Luta Nacional.
Após a ocupação de Istambul em 16 de março de 1920, o Parlamento Otomano foi anulado e Mustafa Kemal pediu a todas as províncias que realizassem eleições para fundar um novo parlamento em Ancara.
Vários intelectuais perceberam que não podiam ficar em Istambul e decidiram se juntar à luta.
Este evento mais tarde ajudou a fundação da Agência Anadolu.
Esses intelectuais foram para Ancara.
Os jornalistas Yunus Nadi e Halide Edip decidiram que era necessário fundar “uma agência” em Ancara o mais rápido possível, eles concordaram em nomeá-la como Anadolu.
A agência foi posteriormente criada por ordem de Mustafa Kemal Ataturk (AA).
(Matéria Publicada em: https://www.trt.net.tr/portuguese/vida-e-saude/2020/01/13/fundadores-da-agencia-anadolu-em-selo-comemorativo-de-centenario-1339295)