Início Temática Curiosidades George V da Inglaterra, o Rei Filatelista

George V da Inglaterra, o Rei Filatelista

0
2716

“Mas, lembrem-se, eu quero ter a coleção mais bonita, não apenas uma das mais bonitas da Inglaterra.” (George V)

George V, batizado com o nome de George Frederick Ernest Albert, nascido em 03 de junho de 1865, foi Rei do Reino Unido e dos Domínios Britânicos, bem como, Imperador da Índia, de 06 de maio de 1910 até sua morte em 1936.

Nascido durante o reinado de sua avó, a rainha Vitória, George era o terceiro na linha de sucessão, atrás de seu pai, o príncipe Albert Edward, e de seu próprio irmão mais velho, o príncipe Albert Victor. De 1877 a 1891, George serviu na Marinha Real, até que a morte inesperada de seu irmão mais velho, no início de 1892, o colocou diretamente na linha sucessória para o trono.

Com a morte de Victoria, em 1901, o pai de George ascendeu ao trono como Eduardo VII, e George foi nomeado Príncipe de Gales. Ele se tornou rei-imperador com a morte de seu pai, ocorrida em 1910.

O Rei George V foi um dos filatelistas mais notáveis ​​de sua época. Em 1893, como duque de York, foi eleito vice-presidente honorário da Royal Philatelic Society. Eles o presentearam com um álbum, contendo cerca de 1.500 selos, como presente de casamento.

O monarca é pessoalmente responsável por transformar significativamente a Coleção Real Filatélica, que a acondicionava em álbuns vermelhos.

Ele expandiu esta com a compra de vários selos de alto preço e notável raridade.

(O selo raro ‘Mauritius Two Pence’)

Em 1904, chegou a pagar 1400 libras por um selo azul ‘Mauritius two pence’, um preço recorde na época por um único exemplar. Um membro da sua equipa teve notícia desta compra, mas só ouviu metade da história. Teve uma surpresa quando tentou impressionar, o a época duque, comentando: “Parece que um tolo pagou 1400 libras por um selo!” Enquanto os outros membros da equipa provavelmente gesticulavam na tentativa de que ele ficasse de boca calada, uma nuvem preta pousava sobre o rosto do duque. “Esse tolo sou eu”, respondeu George.

Faleceu em 20 de janeiro de 1936.

(Postagem atualizada em: 12/XII/2023)

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

TRADUZIR »